XII
Reunião de Antropologia do MERCOSUL
Grupo
de Trabalho
Etnografias
do pós-colonialismo: aportes desde a antropologia
José
Maria da Silva - Universidade
Federal do Amapá
jmsilva.mcp@gmail.com
Ladislao
Landa Vasquez - Universidade
Federal da Integração Latino-Americana
Resumo
Diversos
autores têm evidenciado em seus estudos a pertinência do pós-colonial na
América Latina. Tais análises indicam que representações, estereótipos e
hierarquias geradas no período colonial nessa região se apresentam em
estruturas sociais modernas e contemporâneas, estabelecendo novas formas de
poder. Tais estudos têm inspirado novas abordagens sobre a pós-colonialidade em
diferentes disciplinas das ciências humanas, inclusive na antropologia. A
perspectiva de avanço em estudos antropológicos sobre essa temática – atual e
inovadora – justifica a proposta deste GT. Além disso, busca-se ampliar o
horizonte de pesquisa antropológica nessa área, com a perspectiva etnográfica
sobre a América Latina, em particular na região sul-americana.
A
proposta deste GT Pretende indagar de que modo representações e relações de
poder coloniais estabelecem hierarquias e mecanismos de subalternidades na
contemporaneidade latino-americana. Assim, as questões fundamentais a levantar
são: como a antropologia latino-americana se apresenta no debate pós-colonial?
Quais são os aportes dos antropólogos latino-americanos nas questões da pós-colonialidade?
É possível identificar processos de decolonialidade na América Latina?
O
GT pretende congregar trabalhos etnográficos e analíticos que apresentem
contribuições antropológicas aos estudos pós-coloniais. Interessa a este GT análises
sobre formas de representações de alteridades e hierarquias sociais derivadas
do colonialismo, análises sobre raças e grupos étnicos no âmbito do
Estado-nação, a pertinência da mestiçagem, questões de gênero, modos de
conhecimento e suas configurações no campo pós-colonial. Os estudos
antropológicos podem ter como fonte de análises as expressões das artes de um
modo geral – representações na literatura, no cinema, entre outros –, bem como
das relações sociais concretas nas quais se apresentam relações de alteridades,
com estereótipos, discriminações, subordinações e violências como meios de
dominação e de poder. No âmbito da globalização, por exemplo, o circuito do
turismo internacional é um dos fenômenos sociais contemporâneos que coloca
pessoas de diferentes modos de vida em contato, estabelecendo na maioria das
vezes discursos exotizantes (pautados em estereótipos) sobre o Outro – indígenas, camponeses e
populações tradicionais de um modo geral. Tais discursos, na maioria das vezes,
redimensionam nos dias atuais o exotismo colonial na exploração de imagens e
discursos sobre populações nativas da América Latina. Não obstante, o GT
pretende receber contribuições etnográficas sobre as mais diferentes formas de
relações e representações que colocam em questão as perspectivas coloniais e
decoloniais na América Latina – em especial nos países da América do Sul.
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