RESUMO: A presente dissertação
se articula a partir de três dimensões: a história das religiões
afro-brasileiras no Amapá, a concepção sobre “magia” a partir dos rituais oferecidos
enquanto serviços religiosos, e a relação entre clientes e o terreiro, assim
como a transição desses para família de santo. A pesquisa etnográfica foi
desenvolvida em terreiros da capital do estado do Amapá, Macapá. No entanto, o
caráter etnográfico permeia dados que vão além do recorte dos terreiros;
apresentando também a trajetória religiosa dos sacerdotes a partir de suas
memórias. Este estudo tem como objetivo investigar os sentidos acionados e
produzidos por clientes, sacerdotes e pessoas ligadas às religiões
afro-brasileiras, a fim de observar como são percebidas e como se caracterizam
as práticas rituais enquanto “magia”, a partir da observação dos trabalhos
atrelados à busca de soluções de problemas como: relacionamento, finanças,
saúde; desdobra-se também em analisar a relação entre clientes e a religião, assim
como, a migração de clientes para filhos de santo. A pesquisa busca compreender
como sacerdotes e clientes interseccionam o entendimento sobre as práticas
rituais das religiões afro-brasileiras ligadas à categoria magia, atribuindo a
eficácia e eficiência dos ritos direcionados para os diversos fins da vida
daqueles que recorrem a ela através da religião.
Palavras-chave:
religiões afro-brasileiras; magia; etnografia.
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