domingo, 23 de maio de 2021

Encontros com as culturas populares

 




Encontros com as culturas populares inicia uma série de atividades em comemoração aos 20 anos do Grupo de Estudos Culturas Populares da UFRN.

O Grupo foi criado no ano de 2000 e tem como objetivo proporcionar uma reflexão sobre a temática da dinâmica das culturas populares contemporâneas, enfocando as práticas, interações e performances, possibilitando uma compreensão dos mecanismos de constituições e consolidação das culturas populares produzidas e consumidas no cotidiano dos centro urbanos, estimulando alunos/as da graduação e pós-graduação à realização de pesquisas nesse campo temático.

Com um viés interdisciplinar, o Grupo se organiza em torno de dois eixos de pesquisa: formas expressivas (arte, artesanato, música, folclore) e manifestações culturais religiosas.

O Grupo de Estudos Culturas Populares está registrado na Pró-Reitoria de Pesquisa da UFRN e no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.


terça-feira, 18 de maio de 2021

Eu quero comer a língua do boi

 


RECOMENDO :

Eu quero comer a língua do boi.

A roda live-performance com Sebatião Silva e Makários Maia.

Amanhã, 19/Maio, as 18h30.


sexta-feira, 14 de maio de 2021

CASA DE FORÇA DO SANTO DA JUSTIÇA DO ORIENTE


O vídeo apresenta Babá Chico de Xangô (Francisco Alves de Souza), religioso de Umbanda da cidade de Natal-RN, contemplado no Prêmio Cultura Popular de Tradição – Edital 06/2020 da Fundação José Augusto (Governo do Estado do RN), Lei Aldir Blanc (Secretaria Especial de Cultura/Ministério do Turismo/Governo Federal).

A produção do vídeo foi realizada de forma colaborativa por membros do Grupo de Estudos Culturas Populares do Departamento de Antropologia da UFRN, sem nenhum aporte de recurso financeiro para a sua execução.

quarta-feira, 12 de maio de 2021

Tempos de pandemia

Tempos de pandemia em decorrência da propagação do vírus Covid-19. Violência, desemprego, miséria e fome. Quando essa tragédia iniciou acreditávamos no breve retorno a um tempo chamado normal, mas não demorou a ciência nos mostrar a tristeza da realidade. Angústia, medo, morte. Hoje as estatísticas mostram mais de 400 mil mortes no Brasil.  

Arquivo Afro-Religioso

  Projeto de pesquisa e extensão do Grupo de Estudos Culturas Populares e Religiosidades (Departamento de Antropologia/PPGAS/UFRN), Grupo de...