sábado, 22 de outubro de 2022

ENCRUZILHADAS

 


ENCRUZILHADAS | No próximo dia 27 de outubro a partir das 19h, teremos um encontro com Fernando Cruz, professor doutor visitante sênior na UFPA, Campus de Abaetetuba, Pesquisador Integrado no ID+, Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura (Portugal), para debater sobre as "Tradições culturais e economia criativa". O evento é organizado pelo Grupo de Estudos Culturas Populares, com apoio do Programa de Pós Graduação em Antropologia Social (PPGAS) e Departamento de Antropologia (DAN/ UFRN).

A transmissão ocorrerá pelo canal do PPGAS UFRN – YouTube.

https://www.youtube.com/c/PPGASUFRN


Defesa de Doutorado

 

UFRN – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

Defesa de Doutorado

 

SANTOS E CABOCLOS:

Uma avaliação das diretrizes dos Planos de Salvaguarda dos bens patrimoniais culturais Festa de Sant’Ana (RN) e Maracatu de Baque Solto (PE).

DANIELLE CRISTINA VASCONCELOS DE BRITO

 

RESUMO: A elaboração e implantação de um plano de salvaguarda estabelece uma nova relação entre os segmentos sociais e o Estado e, com esse instrumento de gestão, pretende-se contribuir para a autonomia dos detentores na gestão de seu patrimônio, articulação interinstitucional em prol do Bem Registrado e de sua sustentabilidade. Assim, essa tese propõe-se a avaliar as diretrizes de Salvaguarda para a implantação dos Planos de Salvaguarda, de dois bens registrados como Patrimônio Cultural do Brasil, Festa de Sant'Ana (RN) e do Maracatu de Baque Solto (PE) para verificar se os planos atendem a preservação, transmissão e sustentabilidade, como condições essenciais para as suas salvaguardas, provocando o afloramento do problema da pesquisa, de como a Festa de Santana, o Maracatu Cambinda Brasileira e o Estado estão implementando as ações do plano salvaguarda para a sobrevivência do bem e se eles têm a garantia da execução desta política? Os procedimentos metodológicos envolvidos foram: a pesquisa bibliográfica, documental e na de campo, com entrevistas semiestruturadas, observação direta e participante. A moldura conceitual adotada viabiliza a combinação de múltiplos aportes teóricos, possibilitando o entrelaçamento entre teoria e prática. Trata-se de uma abordagem qualitativa, delineada como estudo documental, para avaliar as diretrizes do plano de salvaguarda desses dois bens registrados. Assim, seguimos algumas técnicas da avaliação de políticas públicas, como em Stake (1999), Labra (1999), Draibe (2001), Silva (2001), dentre outros. Como os estudos de avaliação de políticas culturais no Brasil são bem recentes, trouxemos alguns autores que se debruçam sobre o tema, tais como Albino Rubim (2008) e Lia Calabre (2019). Além do aporte teórico-metodológico das Ciências Sociais, com reflexões em várias categorias, tais como a de cultura, tradição, memória e patrimônio imaterial, pautadas nas reflexões de vários autores. A pesquisa justificase por seu propósito maior de contribuir para a difusão e a preservação do patrimônio cultural imaterial no RN e em PE, derivando saberes para as gerações futuras, como a que se coloca sob o enfoque desta pesquisa.

Palavras-chave: Salvaguarda. Políticas públicas. Avaliação. Patrimônio Cultural.

MEMBROS DA BANCA: Dr. LUIZ ASSUNCAO (DAN/PPGCS/UFRN), Dra. MARCIA DA SILVA PEREIRA CASTRO (UERN), Dra. MARIA DAS GRAÇAS CAVALCANTI PEREIRA (FUNCARTE), Dra. MARIA LUCIA BASTOS ALVES (DCS/PPGCS/UFRN) e Dr. GILMAR SANTANA (DCS/PPGCS/UFRN).

Data/horário: 27/10/2022, 14 horas.

 

sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Contra o confisco

 


As substâncias que nos alimentam

 

Nesta quinta-feira, 06/10, foi realizado o workshop As substâncias que nos alimentam, organizado pelas professoras Dra. Joana Bahia (UERJ) e Dra. Giovanna Capponi (University of Roehampton). O evento é parte do cronograma de pesquisa do projeto sob coordenação da professora Dra. Renata DC Menezes (Museu Nacional, UFRJ). 

Programação: 

Consagrar os mestres e caboclos: alimentação e força na Jurema. Luiz Assunção (UFRN/DAN/PPGAS).

Eru: quando o terreiro alimenta as bocas que habitam as matas. Patrício Carneiro Araújo (UNILAB).

Alimentação na floresta: relações entre frutos, comidas e os yóopinai entre os Baniwa, Alto Rio Negro. Francineia Bitencourt Fontes/Baniwa (Doutorando PPGAS/Museu Nacional/UFRJ.

Alimentos para o corpo e para a alma: um estudo etnográfico sobre comida e sagrado em uma "halaga" Sufi damascena. Gisele Fonseca (UFF).

Consumindo o Sagrado na Espiritualidade e Cura Holística: um exemplo etnográfico luso-grego. Eugenia Roussou (ISCTE/IUL, Portugal).

“Comendo com os olhos”. Imagens dos posts das comidas de feitiço na quimbanda carioca. Joana Bahia (PPCIS e PPGHS/UERJ) e Farlen de Jesus Nogueira (PPGHS/UERJ).

Rituais como receitas: variações e intuições nas oferendas do candomblé. Giovanna Capponi (University of Roehampton, Inglaterra).

 

 

Arquivo Afro-Religioso

  Projeto de pesquisa e extensão do Grupo de Estudos Culturas Populares e Religiosidades (Departamento de Antropologia/PPGAS/UFRN), Grupo de...