quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Retratos Fantasmas

 

Retratos Fantasmas (Brasil, 2023), novo filme-documentário, de Kleber Mendonça Filho cria uma narrativa em primeira pessoa sobre a relação do diretor com o cinema e sua Recife. O diretor tece sua vivência na cidade do Recife, desde a Boa Viagem de um tempo já remoto, suas primeiras experiências com a arte, sua casa, vizinhanças e o centro da velha capital, as ruas, seus moradores, as pontes, os prédios comerciais, os cinemas, nos levando pela história, a beleza e o requinte dos cinemas construídos, sua lenta transformação, degradação. Todo o processo de criação permeado por fotografias, documentos de arquivos, entrevistas, antigas imagens filmadas, articulando passado e presente, memórias vividas.  

Ao compartilhar trechos de sua vida e as primeiras experiências com a câmera, o diretor vai trazendo para o foco discursivo, as transformações da vida pessoal e da cidade, inseridas em um processo histórico. Assim, a narrativa imagem-discursiva, mostra o abandono e decadência dos centros urbanos, pelo menos no caso brasileiro é uma questão tão velha que acabamos nos acostumando com a miséria. Esse cenário é, sobretudo, a morte de sociabilidades e formas de organizações de vida na urbe primeira. .Os retratos fantasmas da tela estão por toda parte.

Ao acompanhar a projeção do filme-documentário, igualmente ao narrador, fui acionando minhas memórias de vida na cidade de Natal e lembrei-me das minhas muitas idas e andanças pelo centro da cidade – a Cidade Alta, lugar inclusive, onde residi nos anos de 1970, e, confesso que sempre tenho a sensação de horror ao abandono; chego a imaginar em um futuro próximo, uma cidade fantasma. Vejo tantos prédios comerciais fechados (“o dinheiro foi embora para a zona sul”, expressa o narrador em determinado momento do filme-documentário), algumas edificações sem manutenção, assim como as vias públicas, ruas, calçadas, lixo e muita sujeira. Ao caminhar pela Cidade, me pego sempre com uma exclamação sobre a falta de afeto dos gestores públicos e do poder econômico para com sua cidade. Que relação triste, a minha e a deles.


NOTA: No dia 12/09/2023 as redes sociais divulgam a notícia que a Academia Brasileira de Cinema escolheu o filme "Retratos Fantasmas" para representar o Brasil no OSCAR 2024 - categoria filme estrangeiro.  

 


Rota do norte português: as muitas igrejas nos trajetos do Porto

 

Sé do Porto


Sé do Porto
Construção do séc. XII, em estilo romântico.


Sé do Porto

Igreja de Santo Antônio dos Congregados

Igreja de Santo Antônio dos Congregados


                            Igreja dos Grilos. No prédio ao lado encontra-se o Museu de Arte Sacra. 




 

     Igreja dos Clérigos. Construção em estilo barroco, datado da metade do séc. XVIII.


Visão da Torre dos Clérigos


Visão da Torre dos Clérigos desde Gaia


 
Igreja Nossa Senhora da Vitória. Construção concluída em 1539.

Visão da Igreja Nossa Senhora da Vitória desde a Sé do Porto




Igrejas do Carmo (lado direito) e das Carmelitas (à esquerda). 
                                  Entre as duas igrejas está a chamada "Casa escondida". 
A das Carmelitas foi construída entre 1616 e 1628. A do Carmo, em estilo barroco-rococó, foi construída entre 1756 e 1768.  

                                            Azulejos azuis na lateral da Igreja do Carmo  



Igreja da Santíssima Trindade

Igreja de Nossa Senhora da Lapa.
A primeira capela foi erguida em 1755. A construção da Igreja foi concluída em 1863.


 

    Igreja de São Francisco. 
    Monumento Nacional desde 1910. Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1996.


 
    Igreja de São Nicolau
I
    Igreja de São Nicolau


                        Igreja de Santo Ildefonso


Igreja das Almas de São José das Taipas



Arquivo Afro-Religioso

  Projeto de pesquisa e extensão do Grupo de Estudos Culturas Populares e Religiosidades (Departamento de Antropologia/PPGAS/UFRN), Grupo de...