domingo, 5 de outubro de 2025

“Antropologia dos Arquivos” na Sala Zila Mamede

 

No post anterior escrevemos sobre a experiência da disciplina “Antropologia dos Arquivos” ao demonstrar o tratamento dado ao documento desde o processo inicial de restauração, conservação, digitalização até a fase do acondicionamento. Agora vamos compartilhar a atividade de conhecer a estrutura e organização de um arquivo específico. 

O termo arquivo se refere a “um tipo de instituição de guarda de documentos”, conforme se refere Celso Castro (2008). Os documentos podem ser manuscritos, livros, artefatos, registros audiovisuais, entre outros, no formato físico ou digital, organizados e mantidos sob a guarda de uma pessoa, um coletivo, uma entidade pública ou privada. 

Nossa aula-visita foi na Sala Zila Mamede, criada em 2016, em homenagem à memória de Zila da Costa Mamede (1928-1985). O espaço está localizado no setor de Coleções Especiais da Biblioteca Central Zila Mamede – UFRN, onde se encontra a coleção particular de livros e o arquivo documental da referida professora, escritora, poeta, bibliotecária, criadora do Sistema de Bibliotecas da UFRN e sua primeira diretora.   

O acervo de Zila Mamede, doado por sua família, é composto por sua coleção de livros (1.214 títulos), manuscritos (1.037), correspondências pessoais enviadas e recebidas, cartões postais, fotografias, agendas, álbuns de viagens, cadernos de estudos, documentos pessoais, diplomas, certificados, placas de homenagem, medalha de honra ao mérito, objetos, móveis originais, como um birô, cadeiras, estantes de livros e a máquina de escrever, entre outros itens.

A bibliotecária Angelike Silva apresentou e explicou a história da formação do acervo, o sistema de catalogação da coleção de livros e as normativas que orientam os procedimentos de organização que estrutura o arquivo.

Na observação dos documentos, alguns detalhes chamam atenção e diz respeito à organização de Zila, como o carimbo posto na primeira página de cada livro, onde se lê: “Biblioteca Particular de Zila Mamede – Natal – RN”. Entre os muitos exemplos é possível citar o livro com o registro do acervo que compõe sua biblioteca e o álbum de viagem em que vai registrando os diversos eventos que participa e, inclusive, guardando cartões, folhetos, tickets de compras e pagamentos realizados.    

Zila Mamede publicou: Rosa de Pedras (1953), Salinas (1958), O arado (1959), Exercício da palavra (1975), Navegos (Poesia reunida 1953-1978, incluído Corpo a Corpo (1978), A Herança (1984). Como obra de referência, publicou: Luís da Câmara Cascudo: 50 anos de vida intelectual: 1918-1968: bibliografia anotada, e, Civil Geometria: bibliografia crítica, analítica e anotada de João Cabral de Melo Neto, 1942-1982. 

A Sala Zila Mamede não é apenas um espaço em que se guarda cuidadosamente um acervo, mas a materialização do respeito à memória da escritora. Penso que deve ser tomado como exemplo por outras instituições. A propósito: você tem conhecimento de outros espaços arquivos na cidade? 







Fotografias: Fábio Oliveira.

Clique na foto para ampliar.

Alunas/os da disciplina “Antropologia dos Arquivos”:

Danielly Francisca do Nascimento, Ederson Marcos Teixeira, Eduardo da Costa Nascimento, Marcella Pâmella da Silva, Márcio Garcia de Lima, Pedro Henrique de Oliveira Silva, Rafael do Rosário Roque da Silva, Raul Porpino Paiva Araújo Costa, Rodrigo Franco Silva da Rocha, Rosiane Lucas Albino, Thayssa Nunes de Brito.

Estágio docente: Fábio Oliveira.

Para saber +    

Castro, Celso. Pesquisando em arquivos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.

Castro, Marize Lima de. Uma mulher entre livros: Zila Mamede e o silencioso exercício de semear bibliotecas. Dissertação. Mestrado em Educação. UFRN. Natal, 2004.

Figueiredo, Gildete Moura de. Cronologia sobre Zila Mamede (1953-1985). Pesq. Bras. em Ciências da Informação e Biblioteca. João Pessoa, v.14, n.3, p. 64-97, 2019.

Macêdo, Patricia Ladeira Penna; Cunha, Jacqueline Araújo. Contribuições do arquivo pessoal de Zila Mamede para a história da Biblioteca Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Acervo, Rio de Janeiro, v. 37, n. 1, p. 1-17, jan./abr. 2024.

Monteiro, Rejane Lordão. O bibliotecar de Zila Mamede. Pesq. Bras. em Ciências da Informação e Biblioteca. João Pessoa, v. 16, n.1, p.1-34, 2021.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ano começa com HOMENAGENS

  O ano começa com HOMENAGENS: O Grupo de Articulação de Matriz Africana e Ameríndia do Rio Grande do Norte –  GAMA/RN  tem a honra de enc...