quinta-feira, 1 de abril de 2010

Projeto Memória Afro-brasileira no RN – Acervo Documental


1871 - Cidade da Imperatriz (atual Martins-RN). ~Processo cívil de liberdade. Petição feita por Romana (de nação angola) e seu filho Manoel requerendo o cumprimento de liberdade.
Registro de Batizado de Maria (Cababá). Livro 1. Batizados 1855-1868. Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, Patu - RN.


Carta de liberdade do escravo Manoel, assinada por Joaquim Texeira Dantas, em 1867 (Livro de Notas nº19, Fórum da Comarca de Martins/RN).

No percurso das pesquisas realizadas na temática dos estudos da cultura afro-brasileira, mais especificamente aqueles que abarcam questões referentes às comunidades rurais negras e quilombolas, e o tema da religião, uma série de dados foram sendo coletados e posteriormente arquivados, compondo um acervo documental histórico e cultural sobre a memória desses grupos sociais no estado do RN.

Esse acervo se constitui a partir de duas fontes:
1. Documentos históricos;
2. Fotografias;


O objetivo é disponibilizar esses documentos via internet, possibilitando ampliar o seu conhecimento.

4 comentários:

  1. Ótimo exemplo o Prof. Luiz Assunção está dando em divulgar a história, a cultura e a religiosidade Afro-Ameríndia.

    Acho eu que deveriamos além de divulgar através da internet estes documentos, solicitarmos as autoridades competentes a criação de um museu ou memorial para a cultura afro-brasileira e indígena de nosso estado.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Dalrivan, que bom compartilhar com vc esses projetos. Concordo com a idéia de se avançar cada vez mais e dar visibilidade a cultura. Olha, estou querendo aqueles documentos para publicar aqui no Blog. Grande abraço. Luiz

    ResponderExcluir
  3. PARABENS PELO MARAVILHOSO TRABALHO QUE VEM REALIZANDO SOBRE O CULTO A JUREMA .

    A CADA DIA QUE PASSA VEIJO A SUA DEDICAÇÃO E DIGNIDADE DIANTE DE TÃO NOBRE CAUSA.

    QUE OS BONS MESTRES DA JUREMA E AS ENCANTADAS FORÇAS MISTICAS TE ABENÇOEM SEMPRE.

    UM GRANDE ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  4. professor Luiz, obsjetivando resgatar repertórios da "Jurema Sagrada", solicito se possivel ,obter informações de como adquirir o cd Capitania das Artes-2008 (Pontos de Jurema). Desde já agradeço. (awotonny@gmail.com)

    ResponderExcluir