Postagens

Mostrando postagens de fevereiro, 2012

2011 – apenas uma terra quilombola titulada

O estudo Terras Quilombolas – Balanço 2011 , realizado pela Comissão Pró-Índio de São Paulo (CPI-SP) , lançado recentemente, documenta que apenas uma Terra Quilombola foi titulada pelo governo federal. A comunidade beneficiada com o título foi a Colônia São Miguel, no Mato Grosso do Sul. O placar de terras quilombolas tituladas no Brasil alcançou 110 o que significa que apenas 6% das 3 mil comunidades quilombolas que se estima existir no país conta com o título de suas terras. A Comissão Pró-Índio de São Paulo destaca dois temas no balanço do ano de 2011: a decisão do Incra de contratar empresas para realizar os estudos antropológicos de identificação das terras quilombolas a serem tituladas, e os obstáculos encontrados para dar eficácia aos decretos de desapropriação de propriedades incidentes em terras quilombolas.

Olhares Sociais

Uma publicação acadêmica - Olhares Sociais - Dossiê: Quilombo. http://www.olharessociais.com.br/

Mapeamento dos terreiros de Natal

Durantes esses dias após o carnaval dediquei-me, principalmente, a buscar apoio institucional para dar forma ao projeto de criação de um site com o mapeamento dos terreiros de Natal . Tenho alguns encaminhamentos positivos. A direção do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFRN aprovou nosso projeto e autorizou o departamento de informática a providenciar a criação da hospedagem do site (subdomínio). O próximo passo será a elaboração visual da página (desenvolvimento do projeto de estrutura e arte). Mas um ponto importante nesse processo é a participação das lideranças religiosas, pais e mães de santo, como também pessoas identificadas e ligadas a temática, para pensarmos juntos a idéia de execução do projeto. Irei procurar estabelecer contatos, mas quero ressaltar que também aguardo o contato de todos os interessados na proposta.

Mar de Coral no oceano da Austrália

Em 2010, membros da Avaaz ajudaram a criar a maior reserva marinha do mundo em tornodas ilhas Chagos. Vamos criar uma reserva ainda maior dessa vez e lutar pelo futurodos nossos oceanos! http://www.avaaz.org/po/save_the_coral_sea_4/?cCTMcbb

Voltei Recife

Imagem

Ilê Aiyê | Que Bloco É Esse?

Imagem

Ilê Ayê, "O Mais Belo dos Belos" (Daniela Mercury)

Imagem

ATÉ OXALÁ VAI A GUERRA

Imagem

O ano de 2011 para a comunidade negra

De acordo com a avaliação feita por Frei David Raimundo dos Santos, diretor executivo do projeto Educação e Cidadania de Afrodescendentes (Educafro), “2011 foi um ano infrutífero, quase perdido” na Câmara para a comunidade negra. Frei Davi faz alguns questionamentos: “O que avançou a partir das nossas denuncias sobre o extermínio da juventude negra?”. Outro tema que não avançou, segundo Frei David, foi o plano de inclusão de negros e mulheres nos bancos particulares do Brasil, reivindicação da comunidade negra em debate na Casa desde 2005. Ele afirma que “a Febraban [Federação Brasileira de Bancos] fez um bonito trabalho teórico, mas não o executou na prática até hoje”. E acrescenta: “A Câmara ficou de cobrar e nada foi feito”.

De volta ao Blog

Depois de alguns dias ausentes, volto ao Blog com algumas idéias e pouco tempo para realizá-las. Mas vamos ver o que é possível fazer. Durante esses dias pensei em postar algumas notícias, mas que acabaram não se concretizando; agora são passadas. Umas, por seu conteúdo informativo, acho que merecem ser divulgadas. E uma NOVIDADE: estou articulando a criação de um SITE para divulgar o MAPEAMENTO DOS TERREIROS DE NATAL. Voltarei nos próximos dias a tratar deste assunto. É importante o conhecimento da proposta para que possamos contar com o apoio de todos que pertencem as comunidades de terreiros da cidade de Natal. Gostaria de saber a opinião de voces sobre a proposta.