O estudo Terras Quilombolas – Balanço 2011, realizado pela Comissão Pró-Índio de São Paulo (CPI-SP), lançado recentemente, documenta que apenas uma Terra Quilombola foi titulada pelo governo federal. A comunidade beneficiada com o título foi a Colônia São Miguel, no Mato Grosso do Sul.
O placar de terras quilombolas tituladas no Brasil alcançou 110 o que significa que apenas 6% das 3 mil comunidades quilombolas que se estima existir no país conta com o título de suas terras.
A Comissão Pró-Índio de São Paulo destaca dois temas no balanço do ano de 2011: a decisão do Incra de contratar empresas para realizar os estudos antropológicos de identificação das terras quilombolas a serem tituladas, e os obstáculos encontrados para dar eficácia aos decretos de desapropriação de propriedades incidentes em terras quilombolas.
Oi Luiz! Tudo bem?
ResponderExcluirNós, do Grupo Casarão de Poesia, gostaríamos de lhe fazer um convite:
vamos realizar, no dia 14 de março, a 5ª edição do Dia da Poesia em Currais Novos. A temática deste ano será "Africanidades", uma tentativa de valorizar a cultura africana, dando um enfoque especial à poesia, somada à amplitude do termo.
Você ainda está no Canadá?! Seria o máximo se vc pudesse participar, por todo o mérito do seu trabalho em nome dos que são de axé e pela oportunidade que teremos de te conhecer e interagir com vc!
Fico no aguardo da resposta!
Um abraço,
Iara
Olá Iara, muito agradecido pela lembrança e o convite. Fico contente pela possibilidade de participar e colaborar com um grupo de trabalho que tanto admiro. Precisamos conversar sobre o evento. Como vcs pensam minha contribuição, principalmente considerando ser um dia dedicado a poesia. Vamos conversar por e-mail. Um abraço para vc e toda turma. Luiz.
ResponderExcluir