A mesa é a principal cerimônia ritualística da Jurema, realizada em sessões reservadas de consulta ou durante as festas públicas de consagração dos juremeiros. Só os consagrados serão os eleitos a integrar uma mesa, colocando-se ao redor desta, recitando orações, cantando, balançando o maracá, fumando cachimbos, bebendo a jurema e chamando os mestres encantados. Entre os objetos rituais, no centro da mesa, colocam a princesa, mais um recipiente com água e, ao redor desta, copos e cálices com água, representando a cidade da jurema. Compõem ainda a mesa, velas acesas, cachimbos, maracás, crucifixo, sineta e a bebida jurema. Nesta segunda-feira passada, dia 18, fui convidado por Pai Marcone (Marcone Correa Lins), do Ilê Axé Iaominlaiô Ogumxá (Loteamento José Sarney, Natal/RN), a participar dos trabalhos da abertura anual de sua Mesa de Jurema. Neste espaço religioso a Mesa é realizada semanalmente, destinada principalmente ao desenvolvimento dos médiuns e ao atendimento de sua comunidade...
Olá, Professor!
ResponderExcluirSou estudante de Ciências Sociais com Ênfase em Antropologia na UFPA/Marabá e realizo pesquisa sobre religições de matriz africana aqui na região Sul e Sudeste do Pará.
Buscando informações atuais sobre produções neste campo do conhecimento é que conheci seu blog, bem como suas publicações acadêmicas, e por esta razão leio suas publicações neste espaço há algum tempo.
Seu blog e sua trajetória de pesquisa e luta dos direitos humanos das populações tradicionais de terreiro, jurema e dos ciganos são fontes inspiradoras para minha pesquisa também.
Não posso deixar de comentar da qualidade de suas fotografias.São todas lindas e significativas.Uma verdadeira aula de antropologia visual.
Grata pelas felicitações para este novo ano, que seja verdadeiramente um ano bom.
Desejo-lhe muitas realizações para este ano bom, cheio de vida, vivacidade e muito, muito Axé!
Um grande abraço com todo meu respeito e admiração.
Deyze.