domingo, 24 de maio de 2015

Ciganos


Apresentação da Tese de Doutorado do aluno LAILSON FERREIRA DA SILVA, na próxima quinta-feira, dia 28 de maio, às 09 horas, na Sala C-5 do Setor II – UFRN.

“A vida em família:

Parentesco, relações sociais e estilo de vida entre os calons de Sobral – Ceará”.

RESUMO:

A tese analisa as relações sociais dos ciganos da família Cavalcante que mora no município de Sobral, Ceará; em especial como as relações de parentesco são vividas em um contexto marcado por tensões e instabilidades. A partir de etnografia do núcleo doméstico realizada no período de janeiro a junho de 2013 e da observação das representações construídas pelos calons em torno do termo família, o objetivo é mostrar como essas representações são acionadas para descrever formas de solidariedades entre os calons. Ao se definirem em termos de como uma “grande família”, os calons se demarcam dos não-ciganos e elaboram códigos próprios de vida em sociedade que podem ser alterados em função dos interlocutores e das situações. O trabalho discute o papel das relações familiares nas formas de sociabilidade e nos conflitos, as estratégias matrimoniais, inclusive com os não-ciganos, as práticas de trabalho, definindo um estilo de vida cigano.

terça-feira, 19 de maio de 2015

Exposição Etno-Fotográfica


Na reunião da REA-ABANNE, realizada em 2009 na UFRN, organizei a exposição “Caminhos – Exposição Etno-fotográfica”, na qual exponho fragmentos de minha trajetória de pesquisador, contemplando um período desde o início dos anos de 1980.  
A exposição contou com uma importante equipe técnica, curadoria de Ângela Almeida e texto da professora Ceiça Almeida.
Ao organizar meu acervo de imagens, encontrei uma filmagem experimental, realizada durante a exposição e que apresenta uma visão geral do que foi a referida exposição.  
 
 

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Tese



“O Professor José Botelho e a Escola Brasileira de Clarineta na segunda metade do século XX”.

Gabriel Gagliano Pinto Alberto
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais – UFRN

Data: 20/05/2015
Hora: 09:00
Local: Auditório de Filosofia (CCHLA/UFRN)

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Ciganos


Patrícia Goldfarb, pesquisadora da temática cigana, professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal da Paraíba e coordenadora do GEC- Grupo de Estudos Culturais divulga a programação da 1ª Jornada de Estudos sobre Ciganidade.

A programação completa está no site:

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Rede Record e Rede Mulher são condenadas: Religiões afro-brasileiras ganham o direito de resposta



As emissoras de televisão Rede Record e Rede Mulher foram condenadas a produzir e exibir, cada uma, quatro programas de televisão, a título de direito de resposta às religiões de origem africana, em razão das ofensas proferidas contra elas em suas programações. A decisão é do juiz Djalma Moreira Gomes, da 25ª Vara Federal Cível em São Paulo/SP.

O Ministério Público Federal (MPF), o Instituto Nacional de Tradição e Cultura Afro-Brasileira (INTECAB) e o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e da Desigualdade (CEERT) ajuizaram a ação civil pública contra as emissoras, alegando que as religiões afro-brasileiras vêm sofrendo constantes agressões em programas por elas veiculados, o que é vedado pela Constituição Federal, que proíbe a demonização de religiões por outras.

Em seu parecer, o juiz cita algumas passagens da Constituição Federal (CF) e afirma que o Estado deve garantir a todos “o pleno exercício dos direitos culturais, protegendo as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras” e “em caso de ofensa, é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo”.

Tanto a Rede Record quanto a Rede Mulher deverão exibir cada um dos quatro programas em duas oportunidades (totalizando oito exibições por emissora), em horários correspondentes àqueles em que foram exibidos os programas que praticaram as ofensas. Além disso, deverão realizar três chamadas aos telespectadores na véspera ou no próprio dia da exibição.

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Programação



Uma boa notícia em Natal:

Festival do Cinema Europeu – de 20 a 23 de maio, no Palácio da Cultura e IFRN (Av. Rio Branco, Cidade Alta).  

Confira a programação:

Quarta-feira (20)

15h00 - Thomas, o Falcoeiro (Eslováquia), 96 min

17h00 - Tabu (Portugal), 118 min

Quinta-feira (21)

12h00 - O Sol Dentro (Itália), 100 min

15h00 - O Investigador (Hungria), 107 min

17h00 - Homens de Esperança (Rep. Tcheca), 110 min

Sexta-feira (22)

12h00 - O Reencontro (Suécia), 88 min

15h00 - A Estação de Rádio (França), 103 min

17h00 - A gangue de Oss (Países Baixos), 108 min

Sábado (23)

12h00 - Kadish para um amigo (Alemanha), 94 min

15h00 - Diamantes Negros (Espanha), 94 min

17h00 - O Amante da Rainha (Dinamarca), 132 min

 

 

sábado, 2 de maio de 2015

Olórum recebe uma rainha


Iracema Albuquerque, Rainha da Nação Zamberacatu e fundadora do Afoxé Estrela do Amanhã, foi ao encontro de Olórum. Sua eterna alegria e luta contra as injustiças serão sempre lembradas.



 

 

Sobre parar, refletir e retornar

  Prezada amiga, amigo, leitoras, leitores, visitantes do Blog. Estamos de volta aos escritos. Por esses dias estivemos a pensar sobre nos...