quarta-feira, 18 de julho de 2018

Casa das Águas


Casa das Águas 

A primeira vez que estive com Pai Zé Maria de Oxum (José Maria de Góis) foi no ano de 2005, em sua primeira casa, localizada na Rua Tocantínea, Conjunto Pajuçara. Na época fazia pesquisa na Zona Norte de Natal e tinha a oportunidade de conhecer os terreiros da região. Eram muitos os terreiros existentes. Em termos estatísticos, um pouco mais de cinquenta por cento dos terreiros da cidade estavam naquela recente área de expansão habitacional da cidade. Muita casa aberta por jovens; alguns provenientes de antigos barracões da cidade. Entre eles Pai Zé Maria. Sua avó, Luiza Gabriel de Góis, tinha um terreiro na Redinha.  

Aos 14 anos de idade, Pai Zé Maria de Oxum faz a primeira obrigação, passando a se dedicar ao santo e a jurema. Mestre Zé Pelintra e Preta Velha Mãe Tuntum são as entidades que conduzem os trabalhos na casa. A comunidade cresceu. Foi necessário buscar outro espaço que pudesse comportar os muitos filhos e filhas, as atividades e permanentes funções da Casa das Águas. 

Casa das Águas – Novo Horizonte (Pajuçara), Natal-RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma cidade desconhecida sob o nevoeiro

  Quando viajo, gosto de organizar uma agenda para ver o que está a acontecer na programação cultural local. Em minha recente e rápida estad...