UFRN – CCHLA
Programa de
Pós-Graduação em Antropologia Social
Tese
de Doutorado
Zildalte Ramos de
Macêdo
Teatro de João Redondo do Rio
Grande do Norte:
Transmissão, negociação e
circulação da prática e do saber
BANCA DE AVALIAÇÃO:
Profa. Dra. Maria José
Alfaro Freire (UFRJ)
Prof. Dr. Tito Matias
Ferreira Júnior (IFRN)Prof. Dr. André Carrico (UFRN)
Profa. Dra. Rita de Cássia Maria Neves (UFRN)
Profa. Dra. Lisabete Coradini (UFRN)
Profa. Dra. Suély Gleide Pereira (IFRN) – Suplente
Profº. Luiz Assunção – Orientador
RESUMO: O teatro de bonecos popular do nordeste, que no Rio
Grande do Norte é mais conhecido como teatro de João Redondo, objeto desta
pesquisa, é uma manifestação da cultura popular, com maior concentração no
nordeste brasileiro, que ao longo dos tempos e percorrendo diferentes espaços,
foi construindo a sua identidade e uma dinâmica própria onde os seus códigos e
valores simbólicos se ajustam aos contextos sociais, imprimindo a si mesmo
reelaborações de elementos ditos da tradição em diálogo com as inovações. Neste
tipo de teatro são utilizados bonecos que são o duplo do brincante o qual segue
uma estrutura durante a brincadeira com improvisação das falas, loas, linguajar nordestino, música de
forró, dança, passagens muitas vezes rápidas, cenários imaginados e personagens-tipo.
Assim como acontece com outras manifestações da cultura popular, o teatro de
João Redondo do RN está em processo de transformação de sua prática e saber
como forma de resistência, de adaptação à modernidade e a novos e diferentes
contextos sociais. A pesquisa objetivou compreender a dinâmica da prática e do
saber através da observação de três fatores presentes no processo de construção
e de reelaboração do teatro de João Redondo do RN: a transmissão, a negociação
e a circulação do teatro pelos seus mestres. A suposição inicial é de que o
teatro de João Redondo do RN está inserido num processo de espetacularização,
segundo conceito de José Jorge Carvalho, em que uma manifestação da cultura
popular se torna um espetáculo a ser consumido por um grupo desvinculado da sua
comunidade de origem, sem conhecimento de seus códigos e não familiarizados com
os seus sentidos e valores simbólicos. Foi utilizada a observação participante
tendo cinco mestres como interlocutores da pesquisa. O trabalho de campo
consistiu também em observar os Encontros de Bonecos e Bonequeiros do RN e seus
mestres, meios virtuais onde a prática e o saber circulam, plateias e
contratantes a fim de compreender o sistema complexo em que os cinco mestres
selecionados para a pesquisa estão inseridos. A pesquisa se justifica pela
observação de que os três fatores podem estar agindo na forma como cada mestre
constrói e reelabora o seu teatro. Concluiu-se com a pesquisa que dentro do
processo de espetacularização existe outro que podemos chamar de pasteurização,
onde há uma eliminação de elementos considerados ofensivos à plateia
consumidora e inserção de novos elementos de fácil digestão. Espera-se com esta
pesquisa promover uma maior compreensão do processo de transformação de uma manifestação
da cultura popular que resiste em suas tradições, mas que se espetaculariza
podendo vir a se tornar outro produto.
PALAVRAS-CHAVES: Transmissão, negociação, circulação, cultura popular,
espetacularização, pasteurização.
UFRN – CCHLA
Dia: 02 de dezembro de 2019
Horário: 14:00
Local: Auditório D (segundo andar CCHLA)
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