terça-feira, 26 de novembro de 2019

Teatro de João Redondo do Rio Grande do Norte


UFRN – CCHLA
Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social 

Tese de Doutorado

Zildalte Ramos de Macêdo 

Teatro de João Redondo do Rio Grande do Norte:
Transmissão, negociação e circulação da prática e do saber

BANCA DE AVALIAÇÃO:

Profa. Dra. Maria José Alfaro Freire (UFRJ)
Prof. Dr. Tito Matias Ferreira Júnior (IFRN)
Prof. Dr. André Carrico (UFRN)
Profa. Dra. Rita de Cássia Maria Neves (UFRN)
Profa. Dra. Lisabete Coradini (UFRN)
Profa. Dra. Suély Gleide Pereira (IFRN) – Suplente

Profº. Luiz Assunção – Orientador 

RESUMO: O teatro de bonecos popular do nordeste, que no Rio Grande do Norte é mais conhecido como teatro de João Redondo, objeto desta pesquisa, é uma manifestação da cultura popular, com maior concentração no nordeste brasileiro, que ao longo dos tempos e percorrendo diferentes espaços, foi construindo a sua identidade e uma dinâmica própria onde os seus códigos e valores simbólicos se ajustam aos contextos sociais, imprimindo a si mesmo reelaborações de elementos ditos da tradição em diálogo com as inovações. Neste tipo de teatro são utilizados bonecos que são o duplo do brincante o qual segue uma estrutura durante a brincadeira com improvisação das falas, loas, linguajar nordestino, música de forró, dança, passagens muitas vezes rápidas, cenários imaginados e personagens-tipo. Assim como acontece com outras manifestações da cultura popular, o teatro de João Redondo do RN está em processo de transformação de sua prática e saber como forma de resistência, de adaptação à modernidade e a novos e diferentes contextos sociais. A pesquisa objetivou compreender a dinâmica da prática e do saber através da observação de três fatores presentes no processo de construção e de reelaboração do teatro de João Redondo do RN: a transmissão, a negociação e a circulação do teatro pelos seus mestres. A suposição inicial é de que o teatro de João Redondo do RN está inserido num processo de espetacularização, segundo conceito de José Jorge Carvalho, em que uma manifestação da cultura popular se torna um espetáculo a ser consumido por um grupo desvinculado da sua comunidade de origem, sem conhecimento de seus códigos e não familiarizados com os seus sentidos e valores simbólicos. Foi utilizada a observação participante tendo cinco mestres como interlocutores da pesquisa. O trabalho de campo consistiu também em observar os Encontros de Bonecos e Bonequeiros do RN e seus mestres, meios virtuais onde a prática e o saber circulam, plateias e contratantes a fim de compreender o sistema complexo em que os cinco mestres selecionados para a pesquisa estão inseridos. A pesquisa se justifica pela observação de que os três fatores podem estar agindo na forma como cada mestre constrói e reelabora o seu teatro. Concluiu-se com a pesquisa que dentro do processo de espetacularização existe outro que podemos chamar de pasteurização, onde há uma eliminação de elementos considerados ofensivos à plateia consumidora e inserção de novos elementos de fácil digestão. Espera-se com esta pesquisa promover uma maior compreensão do processo de transformação de uma manifestação da cultura popular que resiste em suas tradições, mas que se espetaculariza podendo vir a se tornar outro produto.

PALAVRAS-CHAVES: Transmissão, negociação, circulação, cultura popular, espetacularização, pasteurização.

UFRN – CCHLA
Dia: 02 de dezembro de 2019
Horário: 14:00
Local: Auditório D (segundo andar CCHLA)

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