Fluxos e
criação na música occitanista: as experiências dos Fabulous Trobadors, Nux Vomica e
Massilia Sound System.
Elisa Paiva de Almeida
Tese de
doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade
Federal Fluminense.
O presente
trabalho aborda a experiência de grupos ligados às três bandas musicais
chamadas Fabulous Trobadors, Nux Vomica e Massilia Sound System, originárias de
cidades situadas na porção Sul da França: Toulouse, Nice e Marseille,
respectivamente. Surgidas aproximadamente entre o final da década de 1980 e
início dos anos 1990, essas bandas fazem parte de um movimento pela valorização
da língua occitana, de modo que seus processos criativos e posicionamentos nos
debates sobre língua e cultura no país dialogam com as transformações do
movimento occitanista ao longo do tempo. Elas se relacionam através da característica
que têm em comum de realizar, deliberada e assumidamente, experimentações criativas
com fluxos de significados e formas significativas (Hannerz) com a música e a
língua occitana, ao mesmo tempo em que empreendem uma série de ações nos
bairros e cidades em que se situam. A partir da proposição e iniciativa de
mediadores socioculturais (Velho, Agier), os grupos em torno dessas bandas se
articulam com o objetivo de desenvolver solidariedades e o sentimento de
pertencimento a coletividades conectadas aos contextos locais. O esforço desta pesquisa
é na direção de descrever essas experiências focando o contexto do movimento musical
occitanista e o trabalho de criação musical com objetivo expresso de criar uma realidade
cultural (cotidiana, coletiva, urbana) em que o estabelecimento de uma conexão intensa
e expressa com músicos e formas musicais originários de outros lugares como a Jamaica
e o Nordeste do Brasil é um elemento crucial para a produção de localidade (Appadurai).
Palavras-chave:
música; fluxos; criação; occitano; mediação; produção
de localidade.
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