sábado, 29 de janeiro de 2022

Uma tarde na Casa das Águas

 

Nesses últimos dois anos a pandemia do Covid 19 levou-me a um afastamento das atividades de pesquisa e trabalho de campo. Projetos foram praticamente parados, em especial aqueles em que o contato é imprescindível. Interlocuções foram adiadas. Participar de atividades ritualísticas, nem pensar; são quase sempre em ambientes fechados. Cuidados foram mantidos para a manutenção da vida, individual e do grupo. Alguns momentos específicos foram exceção, como a recente visita que fiz ao Pai Zé Maria d’Oxum (Pajuçara) em companhia do Babá e professor da UNILAB (Ceará), Patrício Carneiro Araújo. No encontro estiveram presentes Mãe Sandra Gois, Ogã João, Pai Tadeu e Pai Igor, que enriqueceram a troca de conhecimentos ao longo de toda a tarde e início da noite na Casa das Águas. 

O professor Patrício Carneiro vem realizando um estudo sobre alimentação e segurança alimentar nos terreiros, a partir da experiência de pesquisa em terreiros de São Paulo, Salvador, Fortaleza, João Pessoa e Natal. O resultado do estudo será posteriormente publicado em livro e faz parte das atividades realizadas sob minha orientação no estágio de pós-doutoramento que o referido professor realiza no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRN. 

Destacamos os seguintes livros publicados pelo Babá e professor Patrício Carneiro: 

Entre ataques e atabaques: intolerância religiosa e racismo nas escolas. São Paulo: Arché, 2017.

Segredos do Poder: Hierarquia e autoridade no Candomblé. São Paulo: Arché, 2018.

Cabdomblé sem sangue? Pensamento ecológio contemporâneo e transformações rituais nas religiões afro-brasileiras. Curitiba: Appris, 2019.

A mesa das autoridades: o comer e o poder no Candomblé. Curitiba : Appris, 2021.





   

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma cidade desconhecida sob o nevoeiro

  Quando viajo, gosto de organizar uma agenda para ver o que está a acontecer na programação cultural local. Em minha recente e rápida estad...