sábado, 31 de janeiro de 2026

O ano começa com HOMENAGENS

 

O ano começa com HOMENAGENS:

O Grupo de Articulação de Matriz Africana e Ameríndia do Rio Grande do Norte – GAMA/RN tem a honra de encaminhar a Carta-Convite para sua participação no 5º Presente à Yemanjá dos Terreiros do Município de Extremoz, ocasião em que Vossa Senhoria será homenageado em reconhecimento à sua destacada trajetória acadêmica e à relevante contribuição dedicada aos povos de terreiro do Rio Grande do Norte.

07 de fevereiro de 2026, as 15h, na Praça da Figueira, localizada na Praia de Pitangui, município de Extremoz/RN.

 

Como representante da turma de formandos 2025.2 - Turma Elizabeth Teixeira – do Curso de Ciências Sociais da UFRN, tenho a honra de convidá-lo para a cerimônia de Colação de Grau enquanto Paraninfo da turma

A turma Elisabeth Teixeira gostaria de homenagear a sua extensa trajetória no curso de Ciências Sociais o elegendo como nosso paraninfo. Nesses anos de graduação, o senhor foi e continuará sendo uma inspiração para todos nós!

26 de fevereiro de 2026, no Ginásio Poliesportivo da UFRN às 19 horas.

 

 

segunda-feira, 5 de janeiro de 2026

Encontro de Juremeiros/as de Natal

 

A nona edição do Encontro de Juremeiros/as de Natal, organizado sob a liderança de Pai Freitas de Benedito Fumaça, foi realizada neste domingo (04/01) na Pinacoteca do Estado. O encontro afirma a tradição da jurema e sua importância para as comunidades tradicionais de terreiro enquanto religião e patrimônio cultural. Nesse sentido, o ato de ocupar coletivamente o espaço público contém ações e sentimentos de reconhecimento enquanto sujeito de um grupo social.  

Na programação deste ano, a novidade foi o lançamento do livro “Soledade – cachimbo, rede e rosário: mudanças sociais, memórias e tradições”, dissertação de mestrado de mãe Maria Rita de Cássia Oliveira, defendida no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN em 2001 e que somente agora chega ao público no formato de livro, graças ao apoio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Ministério da Cultura/Governo Federal).

A programação foi iniciada com uma mesa-debate sobre o tema da “importância do catimbó-jurema para a cultura do Rio Grande do Norte” e, na sequência, lançamento do livro, entrega de homenagens, roda de jurema e apresentações musicais (Nego Zambi e Coco Juremado As Flechas).

Um registro também significativo diz respeito a presença de grupos das comunidades na organização das barracas de artesanato, plantas, livros, comidas e bebidas. Penso que pode ser levado em consideração para os próximos eventos.  

Agora a perspectiva é enfrentar questões e programar as comemorações do “encontro” em que também se comemora uma década.

A seguir, o “Encontro de Juremeiros/as” de 2026 em fotografias de @taangahara (Fábio Oliveira).

 
 
 
 
 
 
          
   
 
 
  
 
 
    







 

O ano começa com HOMENAGENS

  O ano começa com HOMENAGENS: O Grupo de Articulação de Matriz Africana e Ameríndia do Rio Grande do Norte –  GAMA/RN  tem a honra de enc...