UFRN – Departamento de Antropologia – PPGAS
FLUXOS RELIGIOSOS NA CASA DA MADRINHA DODÔ. LADEIRA DO
HORTO, JUAZEIRO DO NORTE- CEARÁ.
JANAINA FELIX JULIO
RESUMO:
Esta dissertação tem como objetivo analisar a casa da
madrinha Dodô, localizada na rua do Horto, município de Juazeiro do Norte – CE,
concebendo-a como um espaço religioso híbrido de múltiplos símbolos, crenças e
práticas rituais. Nesta perspectiva, nosso objetivo busca compreender a relação
e os rituais religiosos entre os índios Pankararu e as rezadeiras na reza da
cura na romaria de finados. As referências teóricas deste trabalho partiram de
duas categorias centrais, a primeira o catolicismo popular ou catolicismo
plural, nos termos de Sanchis (2001), a “mistura”, mistura-se com elementos da Igreja
romanizada, com o espiritismo, com rituais étnicos, afro-brasileiros e de
outras crenças dentro de um universo religioso. Assim como, a categoria
catolicismo popular atravessa o trabalho, a segunda categoria que se movimenta
na escrita, é o conceito de práticas-mágicas religiosas para pensarmos os
rituais de cura na casa da madrinha Dodô como um espaço simbólico por
excelência, no qual, os especialistas executam a função de significativa
importância entre dois mundos, o espiritual e o material. As qualidades e
virtudes mágico-religiosas conduzem nossa investigação para as rezas populares,
dentre estas, as relacionadas à reza da cura e a prática de benzeção que se
configura como ritual mágico-religioso na casa da madrinha Dodô. Neste cenário
a ideia de cura é constantemente negociada, as pessoas estabelecem relações,
reestruturam suas experiências de ser e está no mundo (Rabelo, 2008). Importa
analisar os rituais da casa da madrinha Dodô considerando os efeitos produzidos
nas pessoas que estão em busca da cura, sobretudo, por meio da dimensão
terapêutico-religiosa nesses transportes para o mundo dos espíritos. As falas
dos interlocutores (as) formam um conjunto de entrevistas e são ferramentas
analíticas essenciais para construção etnográfica da pesquisa, são as
estratégicas metodológicas desta dissertação. Alcançamos o entendimento que na
casa da madrinha Dodô as aldeias se encontram nesse espaço religioso híbrido de
múltiplos símbolos, crenças e práticas rituais abrangentes nas terapêuticas de
cura. Não parto de um lugar apenas, são lugares que constroem a referência da
madrinha Dodô, identidade étnica ancestral que conecta madrinha Dodô da Aldeia
Kalankó (Alagoas), às rezadeiras da aldeia (Kapinawá) e os índios (Pankararu)
da aldeia de Brejo dos Padres. Atravessamos a narrativa transitando pelos
encantos dos encantados e os espíritos que circulam entre as almas e os corpos
nos rituais étnicos da casa da madrinha Dodô, um pluralismo religioso parte de
uma tradição que exerce um lugar considerável na vida da comunidade.
Palavras-chave: Madrinha Dodô; Religiosidade Popular;
Práticas Ritualísticas;
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