No último dia 08 foi realizado no pátio da Fundação Capitania das Artes o VI Encontro de Juremeiros de Natal, organizado pelo Terreiro de Jurema Mestre Benedito Fumaça (Pai Freitas), com o apoio da FUNCARTE.
Acompanho os encontros desde o primeiro evento, que naquele início reuniu os membros do terreiro organizador e as casas a ele ligadas, que pode ser marcado como o encontro da família do mestre Benedito Fumaça. Gradativamente os encontros vão se transformando ao receber um público mais amplo. Na sequência e, sobretudo neste mais recente ficou visível a presença de um número maior de participantes na gira de jurema e no público presente, confirmando a sua existência no calendário da programação afro-religiosa da cidade de Natal.
A proposta e manutenção dos encontros se revestem de uma importância ação política. Ao reunir a comunidade religiosa em espaço público, a interação com outros grupos sociais e se perceber visível, contribuem para reafirmar valores de pertencimentos e identidades.
No evento deste ano, além da realização da gira de jurema, entrega de comendas, barracas com artesanato e comidas típicas, apresentações artísticas e musicais, uma jurema preta foi plantada em um dos canteiros da FUNCARTE, a Fundação de Cultura da cidade do Natal.
Na foto, Suely, Pai Freitas, Luiz Assunção, Dácio Galvão (Presidente da FUNCARTE), Deputada Estadual Divaneide Basílio e Vereadora Brisa Bracchi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário