Egbé: ancestralidades, articulações e patrimônio, livro organizado pelo professor Luiz Assunção (Departamento de Antropologia/UFRN) é fruto do trabalho acadêmico realizado no âmbito da pós-graduação e dos encontros etnográficos das pesquisadoras e pesquisadores com as religiões afro-brasileiras e coletivos culturais da cidade do Natal e região metropolitana.
A publicação reúne textos de pesquisadoras/es – entre as/os quais religiosas/os (babalorixá, juremeiro, ogã, yawó, abiã) –, com formação e atuação nas Ciências Sociais, que produzem conhecimentos sobre temas ligados às religiões afro-brasileiras.
A intenção foi produzir uma
publicação com registro das experiências etnográficas e as reflexões possíveis
desses encontros, procurando abarcar as narrativas de vida de lideranças
religiosas e suas ancestralidades, as
concepções ritualísticas e suas práticas cotidianas, a trama dos conflitos e
negociações, a agência dos diferentes sujeitos, as relações políticas
constituídas, as questões referentes à intolerância religiosa, a produção do
patrimônio arquitetônico religioso, as expressões simbólicas religiosas nas
festas, danças, no corpo em performance.
A arte da capa foi produzida por José Clewton do Nascimento a partir de fotografia de Luiz Assunção do Centro Humilde de Caridade São Lázaro (bairro das Quintas, Natal-/N). A edição é um trabalho da Caravela - Selo Cultural (Natal/RN).
A publicação do livro foi aprovada pela Seleção Pública nº 05/2022 – Apoio Financeiro às Expressões Culturais Religiosas 2022 –, promovida pela Fundação Cultural Capitania das Artes (FUNCARTE) da Prefeitura Municipal do Natal.
Lindo trabalho.
ResponderExcluirMuito agradecido.
ResponderExcluir