Em Encruzilhadas
dos tambores: notas sobre a cena do batuque na cidade do Natal, Felipe da Silva Nunes traz como
proposta mapear a construção de uma cena percussiva do batuque na cidade do
Natal e refletir sobre as articulações estabelecidas entre os grupos e as
comunidades
de terreiro. Os grupos Pau e Lata, Coco Juremado, Folia de Rua e Nação
Zamberacatu, que participam dessa cena de práticas culturais centradas no
batuque, reafirmam as tradições culturais populares e a identidade negra. Ao
circular por diversos espaços da cidade, o movimento percussivo inscreve a
história das formas sociais, marca pertencimentos e demarca espaços de
resistência da cultura afro-ameríndia. Assim, como o autor procura demonstrar,
a cena percussiva e um conjunto de elementos simbólicos circulam pela cidade e
região metropolitana, constituindo uma rede de conexões entre atores,
religiosas e religiosos afro-brasileiros e demais sujeitos sociais, numa
complexa forma que se ergue às bordas das instituições culturais dominantes.
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