sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

QUEM É DE AxÉ, DIZ QUE É

Mãe Maria do Carmo

Mãe Maria do Carmo, Maria do Carmo de Medeiros, 70 anos de idade, natural de João Pessoa/PB. Ainda na infância, seus pais mudaram-se para a cidade de Extremoz/RN, onde foi criada. Sua mãe trabalhava na jurema, todavia apenas depois de casada e com filhos, vivenciando problemas de saúde, é que foi levada ao candomblé. Procurou várias casas e em uma delas “na hora que foram cantar para Xangô... quando eu acordei, eu estava lá dentro e eu não vi”. Após o ocorrido e da consulta feita aos búzios, através das mãos de sua futura mãe, ingressou na religião.

Sua iniciação foi feita com Mãe Nem (Maria da Glória), Ialorixá responsável pelo Centro Espírita Iemanjá Sabá, que segue o candomblé de tradição pernambucana na nação nagô. Com Mãe Nem fez o santo e a feitura na jurema. Nos anos de 1980 abriu em sua própria residência, no bairro das Quintas, em Natal/RN, o espaço religioso que denominou de Centro Espírita Xangô Mafilomã. Como Mãe Maria do Carmo gosta de afirmar: “a casa é de Xangô Mafilomã, mas a minha coroa é de Obá”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma cidade desconhecida sob o nevoeiro

  Quando viajo, gosto de organizar uma agenda para ver o que está a acontecer na programação cultural local. Em minha recente e rápida estad...